segunda-feira, 23 de maio de 2011

Recomeçar :: Artigo publicado Jornal Expresso Zona Sul

São tantas as situações na vida em que temos que recomeçar... Recomeçar = começar de novo, refazer depois de interrupção.

Recomeçar é voltar para o trabalho depois de longos dias de feriado ou férias.

Recomeçar é o que as famílias de Realengo no Rio e também os japoneses estão fazendo.

Recomeçar uma carreira, um hobby, um casamento, uma vida... são tantos os exemplos!

Recomeçar é a oportunidade de uma nova escolha, um novo caminho. O novo sempre causa alguma ansiedade e incerteza, claro. Mas porque temer os novos e ainda desconhecidos caminhos? Não é a vida um eterno caminhar pelo desconhecido das surpresas cotidianas?

Recomeçar é reconstruir. Um ciclo se fecha, um novo será aberto.

Por que para muitas pessoas recomeçar é tão difícil? A energia necessária para criar algo novo e reinventar-se é diferente da energia que usamos diariamente para manter as coisas como estão. Para recomeçar é preciso mergulhar mais fundo dentro de si para entender quem se é e o que se quer nessa nova trilha. Que escolhas trouxeram-me até aqui? Onde quero chegar? O que é preciso para chegar?

Dessa reflexão vem a energia e o impulso para recomeçar.

Recomeçar é ir mais devagar, tateando, conhecendo aos poucos a nova situação até encontrar-se nela. Temos tido a paciência e coragem necessárias para recomeçar ou nos entregamos em situações infelizes por medo de repensar nossa vida, quem somos e o que queremos?

A capacidade de recomeçar vai sendo construída no treino da vida. Quanto mais jovens, mais incertezas, é natural; menos nos conhecemos, assim como pouco conhecemos dos caminhos da vida.

Mas à medida que praticamos a capacidade de olhar para dentro, a descoberta de novas possibilidades em nós traz alegria e força, eternizando nossa capacidade de recomeçar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...