segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Jung - Vida e Obra

“Minha vida é a quintessência do que escrevi
e não ao contrário.
O que sou e o que escrevo são uma só coisa.
Todas as minhas idéias e todos os meus esforços,
eis o que sou.”
                                                    Jung

Carl Gustav Jung nasceu na Suíça em 26 de Julho de 1875, sob o signo de Leão, elemento FOGO. De personalidade introvertida, conta sua vida em Memórias, Sonhos e Reflexões, sua autobiografia escrita aos 83 anos, menos por fatos do que por sentimentos, pensamentos, sonhos e reflexões a respeito da vida, do mundo e de Deus, desde muito pequeno. Passava horas brincando sozinho e teve muitos momentos de intensa solidão.

O primeiro sonho de que Jung se recorda, relatado nas Memórias, aconteceu quando ele tinha mais ou menos 3 anos de idade!

Filho de um pastor protestante, que segundo Jung tinha muita dificuldade com a fé, a relação com Deus e os dogmas que não tinha coragem de enfrentar, Jung teve na religião e espiritualidade forças de grande influência na sua vida e obra.

A vida toda de Jung foi marcada por símbolos e imagens do inconsciente, brincadeiras rituais que criava, ainda sem um significado razoável, fora a marca e alento emocionais que deixavam no menino, já profundo no acesso às imagens do mundo interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...